Aprenda tudo sobre TRAÇO na construção civil.

Se te perguntam “Qual é o traço dessa argamassa?” você treme nas bases? Calma, nesse artigo vamos te ajudar a ter as respostas na palma da mão! Hoje nós vamos te ensinar como se tornar um verdadeiro Chef no Canteiro!

Traços de concreto

Quem disse que arquitetos, engenheiros e designers só sabem fazer desenhozinho?? Projetinho??

Aliás, por favor, não, né? Inclusive, façamos um favor para o nosso mercado: Jamais chamareis projeto de projetinho!

Aí você pensa “Nossa, eu tenho que entender de gerenciamento, tenho que saber fazer projeto (ou não), tenho que saber fazer planejamento, orcamento, visita… além de tudo isso ainda temos que entender as RECEITAS DE OBRA“!

É muita coisa, né? Sim!

Alerta SPOILER: tem um livro de receitas de obra lá no final pra você baixar e ter ao seu lado sempre a colinha que você precisa pra não fazer feio na obra! ;P

Bom, apesar de ser muita coisa, relaxa! A gente vai te ajudar!

Vamos te ajudar a desmistificar o 1:2, 1:3:5, 1:XYZ… e NÃO, não estamos falando de escala de projeto!


Neste artigo, te convidamos a entrar no espírito Master Chef, vestir o avental (com EPI, claro) e BORA na COZINH… OBRA!

Se você nos acompanha, sabe o quanto obra construída é importante para nós.

Como arquiteto, designer ou engenheiro, é essencial ter a coragem e o conhecimento necessários para ir para o canteiro de obras com segurança.

Uma das partes mais importantes para um verdadeiro Chef de Canteiro é entender os traços das Receitas.

Você sabe o que são e como funcionam?

Ou melhor, antes de tudo, você sabe o que é traço de alguma coisa na obra?

IMPORTANTE: Não é croqui, tá?

BORA explica: Todos eles se resultam em massas (para ficar ainda mais em clima de MasterChef). O traço do concreto, por exemplo, é a relação ideal dos ingredientes da mistura do concreto para que ele alcance a resistência indicada de acordo com cada projeto específico.

 


Se esse está gostando do conteúdo desse artigo, cadastre-se em nossa Lista VIP e receba nosso conteúdo gratuito sempre em primeira mão!


concreto, especificamente, é resultado da mistura entre cimento, areia, brita e água. De acordo com os esforços e efeitos, também pode (e deve) ser misturados outros aditivos, como impermeabilizantes por exemplo.

mistura pode ser feita manualmente, em betoneiras ou comprada pronta – chegando nos caminhões betoneiras. Seu tempo de cura (o tempo que a mistura precisa para atingir sua resistência máxima) é de cerca de 28 dias, mas pode ser beeeem menos, então cuidado!!

Ao fazer a mistura de concreto na betoneira, é preciso ter atenção na ordem da disposição dos materiais para que a qualidade do concreto finalizado não seja influenciada.

DICA importante: A disposição da areia antes dos outros materiais, por exemplo, pode comprometer o traço com sua aderência no fundo da betoneira, por conta da umidade.

Já pensou se você colocasse o fermento como primeiro ingrediente do bolo? Com concreto funciona de forma semelhante.

 

Betoneira
Betoneira

ordem ideal de disposição é de metade da medida de água, brita e cimento na betoneira – mistura denominada Liga Betoneira – e posteriormente a disposição da areia. Então, deixar a betoneira girar por aproximadamente 3 minutos e só então adiciona a outra metade.

É essencial se lembrar de ter a betoneira limpa antes de efetuar a mistura.


Todo mundo aqui limpa o liquidificador antes de bater uma comida nova, certo? (certo???? 😛 )

A disposição dos traços do concreto – a proporção dos materiais na mistura – é específica para cada finalidade diferente. Bolos mais doces, mais fofinhos, com duas cores… A receita sempre tem variações!

Um bom traço de concreto para base de contrapiso , por exemplo, é de 1:4:4, sendo 1 saco de cimento (36L) para 4 latas de brita para 4 latas de areia lavada média.

Ah, quando a gente fala lata são 18L (ou 1200 colheres de sopa, se preferir). No nosso Livro de Receitas você poderá conferir o que significa cada medida comumente utilizada para os traços na obra!

Aproveita e assiste o vídeo que está lá no nosso canal do Youtube aonde falamos desse assunto!

Clique no play para assistir o vídeo!

Outra receita que você pode ter em mente quando te perguntarem na obra seria a de contrapiso! Um bom traço para esse item seria 1:6 (uma medida de cimento para 6 de areia lavada média). 

Perceba que 6 é bem maior do que o 4 do traço da BASE de contrapiso, então o aspecto será meio de “farofa”, por ter menos água na proporção.

Está fazendo sentido para você? Deixe seu comentário ou sua dúvida aqui nessa pagina que iremos te responder!

Areia não é tudo igual!
Areia não é tudo igual!

Para revestimentos, o traço de chapiscos de parede é de 1:3. É necessário se ter uma argamassa fluida, e seu tempo de cura é de aproximadamente 3 dias.

Importante saber que o tempo de cura de QUALQUER mistura varia em relação à umidade do ambiente.

Ambientes mais úmidos exigem um tempo de cura maior, ambientes mais secos, um tempo de cura menor!

O traço de emboço, por sua vez, é de 1:2:8. Esse é um revestimento intermediário com 1,5 a 3 cm de espessura nas áreas internas e 3 a 5 cm nas fachadas.

Pra gente nao ficar aqui eternamente listando as receitas que mais utilizamos em nossas obras preparamos um material precioso para você: um Livro de Receitas para o canteiro de Obras.

E chegou o momento de te entregarmos esse material:

Para baixar, clique aqui!

Esperamos que seja útil para você! No nosso canal do Youtube iremos postar constantemente receitas de obra no estilo “TasteMade”, então se inscreve lá para não perder nenhuma!

Se sentiu falta de alguma receita, deixe seu comentário no final desse artigo que, quem sabe, conseguimos prepará-la para você!

Em se tratando de traços de concreto lembre-se sempre de consultar SEMPRE o calculista do projeto, pois as resistências devem ser específicas para cada obra. Não deixe de fazer os testes de verificação de resistência em obra, como Slump por exemplo.

BORAnaOBRA é um blog feito por arquitetos que perderam o medo do canteiro de obras, para profissionais que querem perder esse medo e crescer ainda mais no mercado!

Isso além de sermos cozinheiros de mão cheia (sério, precisa ver o meu risoto de frango com banana e a argamassa colante do Alex). 😀

Gostou do conteúdo? Se cadastre na nossa lista VIP e receba com exclusividade, e gratuitamente, materiais que irão te ajudar a entrar de vez no canteiro de obras!

Não se esqueça de curtir e compartilhar o conteúdo com seus amigos da área! Acreditamos que quando o mercado melhora para um, ele melhora para todos. BORA??

Até!

Rafa e Alex

#BORAnaOBRA

 

1 comentário


  1. Assim como a planta é o projeto de uma construção civil, o sonho é um projeto de construção da vida.

    Assim como a planta é o projeto de uma construção civil, nossos sonhos são projetos de construção da nossa vida.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *