BORA o que?

Rafaella Vieira e Alex Brasileiro são arquitetos, sócios e casados! Formados pela Universidade de Brasília, atuam hoje como arquitetos desde o projeto até a execução das obras! Ambos têm como missão resgatar a imagem do arquiteto perante a sociedade como gerente de todo o processo construtivo!

Nós acreditamos que arquitetura tem que ser obra construída, e você?

O blog BORAnaOBRA surgiu com o intuito em divulgar um conhecimento que todos nós saímos carentes de nossos cursos superiores.

Sentimos na pele a falta de informações e todos os problemas que essa lacuna me causou durante meus anos iniciais de atuação profissional. Queremos te ajudar a ter mais firmeza e saber se proteger da selva que é o mercado de trabalho, pelo menos no que tange a execução de obra e ao detalhamento dos seus projetos de arquitetura.

Acreditamos que te contarmos um pouco do nosso dia-a-dia, tanto de dentro do escritório quanto de dentro nos canteiros de obras, seremos capazes de te auxiliar a não passar, ao menos, pelos menos erros que cometemos.

Vamos criar uma rede de colaboração para completar o arquiteto atuante como profissional.

A principal intenção dos nossos conteúdos no BORAnaOBRA é somar profissionalmente através de materiais teóricos, técnicos e que, quando, aplicados às vivências cotidianas, são uma fonte de aprendizado coletivas.

Responda nossa pesquisa para sabermos quais são suas maiores dúvidas e formatar o melhor conteúdo para vocês.

Queremos também te mostrar as estratégias presentes no processo de confecção dos projetos de arquitetura e execução deles nas obras; queremos mostrar os detalhamentos e suas execuções; mostrar o que deu certo, mas também o que deu errado para que não repitam.

PROJETO + EXECUÇÃO

Vamos falar sempre de Arquitetura pela ótica do Projeto e Execução, com todos os processos e profissionais envolvidos. Abordaremos sobre a importância dos Projetos Executivos completos dentro do canteiro de obras, as boas práticas construtivas e as más, assuntos voltados ao papel do arquiteto dentro do contexto global da construção, quem são seus parceiros ideais e como funciona a relação entre os profissionais.

O BORAnaOBRA surgiu de uma divisão interna, dentro do nosso escritório de arquitetura, focada na execução de obras. Esta divisão surgiu a partir do momento em que nos vimos frustrados, repetidas vezes, em nossas visitas em campo, sempre nos deparando com erros primários de execução.

Percebemos que vários fatores colaboravam para esse problema.

  • Baixa capacitação da mão de obra
  • Falta de interesse, ou expertise, na leitura e entendimento dos projetos
  • Falta de interesse, ou expertise, na execução das obras
  • Construtores visando apenas lucro
  • Projetos incompletos saindo de nosso escritório
  • Falta de comunicação entre equipes de projeto e equipes de obra
  • Inexperiência na tratativa com os responsáveis por cada parte do processo
  • O não entendimento das funções de cada um nos processos de captação de cliente, desenvolvimento de projeto e a obra.
  • E a lista é interminável…

Vimos, depois de um tempo, que existiam maneiras, pequenas ações e mudanças de posturas nossas que eram capazes de minimizar, ouso dizer, quase eliminando a quantidade de problemas que tínhamos durante as obras de nossos projetos.

Vamos te contar nossas conquistas e frustrações na carreira, trazer depoimentos e entrevistas com outros profissionais, e, com isso, fortalecer a classe, difundindo a boa prática profissional e debatendo sobre nosso papel perante a sociedade.

Aqui você vai encontrar um caminho mais curto para se aproximar do canteiro de obras e do dia-a-dia no escritório.

Se você pensou: “Nossa! Curti demais! Mas ainda tenho algumas dúvidas…”

Inscreva-se em nossa lista VIP.

Abraços,

Alex Brasileiro e Rafaella Vieira

PS.: Estudos comprovam que quem se cadastra, além de receber conteúdo VIP gratuitamente, também é 50% mais legal e informado! 🙂 BORA?