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Tenha presença digital e atraia mais clientes

Tenha presença digital e atraia mais clientes

Você consegue atrair clientes com facilidade?

Você saiu do anonimato e se tornou um arquiteto ou engenheiro conhecido?

Sua agenda está lotada e você está tendo que recusar clientes?

Se você respondeu ‘não’ a todas essas perguntas provavelmente não está dando a devida atenção ao marketing digital no seu negócio. 

Seja ele um escritório de arquitetura, uma construtora ou até mesmo o seu nome como profissional liberal.

A verdade é que poucos profissionais do mercado de obras e projetos sabem trabalhar corretamente a sua marca.

Pois empreender é uma atividade desafiadora que envolve o domínio de muitas habilidades.

Com isso, o empreendedor tende a focar as energias nas áreas que ele mais domina e se identifica e acaba dando pouca atenção às outras, como o marketing digital.

Claro, é fundamental que você entregue o seu serviço ou produto com excelência.

Que você domine o core business da sua empresa.

Mas isso é o dever de casa, pois você tem obrigação de dominar a parte técnica.  

Mas isso não significa que as outras áreas não necessitem da sua atenção.

O fato é que nós não aprendemos na faculdade como fazer o marketing de uma empresa corretamente.

Pode até ser que você tenha cursado uma matéria ou outra que aborda empreendedorismo e marketing digital.

Mas provavelmente foi muito superficial ou foram ensinadas estratégias que já estão defasadas. 

Se você se identificou com essas situações, então acompanhe esse artigo até o final para aprender algumas dicas de como se destacar no mercado e não ter dificuldades em captar clientes.

A Internet é sua aliada no Marketing Digital

O fato é que a Internet é um caminho sem volta.

Há anos as pessoas estão na Internet e as relações estão acontecendo cada vez mais online.

E se você quer captar mais clientes você precisa ter presença digital.

Mas claro, você precisa saber captar os clientes certos e o volume adequado de clientes. 

Você precisa saber captar os clientes alinhados com os valores da sua empresa e que percebem o custo justo do seu trabalho.

Para isso, você precisa mostrar que é uma empresa confiável e com reputação. 

E a melhor forma para garantir seu espaço online é gerando conteúdo de valor.

Conteúdo de valor oferece informação de qualidade que transmite conhecimento sobre o tema que você quer abordar.

Isso permite que você se relacione com o seu público (e potenciais clientes) e construa autoridade e credibilidade para a sua marca.

E claro, isso tudo pode ser feito por meio das redes sociais

E qual rede social você deve focar?

Tudo depende do perfil do público que você quer alcançar.

Comece pelo Instagram

Mas consideramos o Instagram como a melhor rede social para você começar a construir seu nome por meio do marketing digital.

O Instagram tem um perfil mais despojado e oferece várias opções para você apresentar seu conteúdo, como o feed, stories, reels e IGTV.

O ideal é que você comece com postagens no feed e vá sentindo o engajamento da sua audiência e depois expandir para as outras ferramentas.

Mas não é só no Instagram que você deve marcar presença.

Facebook

É verdade que o Facebook perdeu espaço para o Instagram, mas ele ainda tem um grande público fiel.

Tem pessoas que simplesmente não gostam do Instagram e continuaram apenas com o Facebook.

Então você precisa explorar essa audiência também.

Inclusive, o Instagram e Facebook são integrados, então posts que você fizer no Instagram podem ser publicados automaticamente no Facebook.

Isso já facilita bastante no início.

TikTok

E o TikTok é a rede social mais recente e vem ganhando cada vez mais usuários. 

Por isso é importante que em algum momento você também marque presença neste app.

A proposta do TikTok é um pouco diferente do Instagram, focado mais em dancinhas em memes, o que a princípio pode parecer que não combina com um perfil profissional.

Mas o grande diferencial é que ele não distribui o seu conteúdo apenas para os seus seguidores, como acontece com Instagram e Facebook.

Ele entrega os vídeos que você produz de uma forma randômica para qualquer um.

Pinterest

Uma outra rede social que tem tudo a ver com arquitetura e engenharia é o Pinterest.

Nela os usuários compartilham imagens que servem de inspiração para quem estiver procurando por termos específicos.

Ainda não é muito conhecida do grande público, mas é uma rede social que tem um grande potencial.

Linkedin

Outra rede social que é muito conhecida é o Linkedin.

O Linkedin na verdade se autodenomina como rede profissional, pois o objetivo é integrar profissionais e empresas.

Diferente das outras redes, os usuários do Linkedin não estão em busca de entretenimento, mas sim de fazer contatos profissionais.

Youtube

E claro, não poderia deixar de falar do Youtube, que apesar de ser uma plataforma de compartilhamento de vídeos, também é uma rede social, pois permite interação entre os usuários.

Promover sua empresa no Youtube é mais difícil e demorado porque envolve processos mais complexos, como gravação e edição de vídeos.

Mas se você identificar que pode captar clientes por lá, nada que um bom celular, dedicação e força de vontade podem garantir os seus primeiros vídeos.

As opções são muitas, mas a dica é que você comece pelo Instagram, crie um perfil atrativo, com conteúdo autêntico e que seja interessante para a sua audiência.

E o principal é manter a constância nas postagens. No mínimo diária e se possível mais de uma vez por dia.

Isso vai aumentar a interação com os seus seguidores, engajamento e a possibilidade deles se tornarem seus novos clientes.

Não há limites para as possibilidades que as redes sociais podem trazer para a sua empresa.

Você vai precisar investir tempo e dinheiro para conseguir se destacar. 

Mas lembre-se que atualmente esse é o melhor caminho para você conseguir clientes com facilidade, ter uma agenda lotada e sair do anonimato.

Participe da Maratona da Captação

E se você quer aprender as estratégias que aplicamos, na prática, ao longo de mais de 6 anos vendendo projetos e obras no @boranaobra e @bora.arq, participe da Maratona da Captação, que vai acontecer entre os dias 18 a 21/10/21.

Neste evento, você vai aprender a captar clientes de projetos e obras usando as ferramentas que você já usa, independente do números de seguidores que já tem.

Faça sua matrícula gratuitamente e siga todos os passos indicados nas próximas páginas, até você ver o vídeo da Rafa dizendo que a sua participação está confirmada.

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